NOTÍCIAS O que devo esperar da minha primeira sessão de psicoterapia?
O que devo esperar da minha primeira sessão de psicoterapia?

Se você está tendo a oportunidade de fazer Psicoterapia, aproveite-a! Muitas pessoas gostariam de estar em seu lugar, e fazer terapia é um processo incrível pelo qual toda pessoa deveria passar pelo menos uma vez na vida. Qualquer pessoa, com ou sem traumas, com ou sem doenças mentais, vai sair ganhando se fizer terapia, ainda que “apenas” por uma questão de autoconhecimento mesmo.

 

Antes da primeira sessão

É comum você ficar nervoso(a), ansioso(a), com medo e uma série de dúvidas na cabeça antes da sua primeira sessão. 

Tente ficar calmo, eu estou ali para te ajudar, ok? 

Beba um pouco de água, respire fundo, faça algo que deixe você mais relaxado e eu recomento você perguntar para si mesmo antes da primeira sessão:

Por que estou aqui?

Quais são meus objetivos com a Psicoterapia?

 

Como será a primeira sessão?

De início, eu irei fazer algumas perguntas sobre sua vida. Questões passadas ou atuais podem ser essenciais pra compreensão do que você traz para a sessão. Você irá falar sobre o que lhe aflige, suas queixas, como essa queixa está interferindo na sua vida. , por isso você não precisa ir com nada ensaiado sobre o que vai falar, pode agir e conversar de forma leve, natural e espontânea. Se tem uma coisa que o psicólogo não está lá para fazer é julgar, ter preconceito ou dizer o que é certo ou errado, isso vale para TODAS as linhas da Psicologia.

Além do mais, você pode esperar o tempo que for preciso antes de começar a falar e também não é obrigatório falar sobre alguns assuntos.

No primeiro momento, pode soar um pouco estranho, pois, você deve pensar: Vou expor minhas queixas para alguém que eu nunca nem vi na vida?

Eu compreendo o seu receio, mas é extremamente válido, você contar suas queixas a alguém que não tem conhecimento ou expectativas prévias sobre você. Eu estarei ali para lhe ouvir, acolher e ajudar a compreender os fatos de uma maneira diferente, trazendo novos significados para tudo aquilo que no momento lhe impede de viver de maneira leve. 

Tudo o que você dirá para mim é confidencial. 

 

E se eu não gostar do Psicólogo?

É claro que, você pode se dar bem com o psicólogo escolhido e gostar muito logo de cara da vertente que ele segue, mas isso nem sempre acontece, então, NÃO DESISTA! É normal isso acontecer, e não tem nada de errado em você começar uma ou duas sessões, não se adaptar, ou não gostar e procurar outro, até que haja a “conexão”, isso será crucial para o restante do processo. Até porque, existem DIVERSAS abordagens e estilos de atendimentos, por isso você precisa saber qual seguimento se adapta e gosta mais! 

 

Quais são essas abordagens?

São as várias “linhas” que a Psicologia tem, assim como tem o músico do samba, do rock, do pop, onde todos fazem a mesma coisa, mas de formas e segmentos diferentes, existe o psicólogo comportamental, psicanalista, analítico, cognitivo, psicodramatista, etc.

 

Eu terei que deitar no divã?

Muitas pessoas associam às cenas de filmes ou novelas, achando que em todo consultório que entrarem terá o famoso divã, aquele sofá onde a pessoa deita-se e olhando para cima começa a falar, enquanto o terapeuta fica atrás ouvindo e, não é bem assim! Esse é um dos segmentos, da linha psicanalítica. Na abordagem comportamental não usamos divã. 

 

Psicólogo lê mente?

Não, não lemos mentes e nem temos bola de cristal para descobrir tudo da sua vida só de olhar para o seu rosto, então, por isso são extremamente necessárias as perguntas que eu lhe fizer.

 

E se eu mentir?

A sessão será muito melhor aproveitada se você responder as perguntas aberta e honestamente. Se você mentir, a psicoterapia poderá ir para uma patamar onde não fará nenhum sentido para você.

 

Quanto tempo vai durar?

A psicoterapia não é um processo rápido, não é da “noite para o dia”, até porque o psicólogo também não tem uma varinha mágica que acelera o processo (mais um tabu), por isso não é possível saber quanto tempo vai durar, dias, semanas, um mês, seis meses, cinco anos e assim por diante, tudo vai depender de sua evolução, do seu caso, de quais questões lhe afligem, etc. 

Não se sinta frustrado ao longo do processo, pois ainda que algumas melhoras possam surgir no curto prazo, outras podem levar mais tempo.

 

Será que com 1 sessão tudo estara resolvido?

Isso depende de paciente para paciente, alguns com 1, 2, 3 ou 4 sessões já estão bem, e outros demoram, 3 meses, 6 meses e até anos.

Certifique-se de ir para a sua primeira sessão com expectativas realistas. A terapia não é uma solução rápida e sim um processo. 

Tenha sempre em mente que a terapia não é um milagre, e vai demorar um pouco até que você comece a perceber as mudanças práticas que esse tipo de exercício vai ter em sua vida, mas, uma vez que isso aconteça, é realmente libertador

 

CORAGEM!

Pode ser difícil no começo, mas tente, tome essa atitude de coragem e de tanto carinho consigo mesmo, você vai perceber que tem muito que conhecer de si e o quanto isso é maravilhoso!

 


Autora:
Psicóloga Nayara Catenacci

CRP: 08/24302
Precisa de ajuda?
Então esta esperando o que? Agende um horário!