PSICOTERAPIA
O que é Psicoterapia Comportamental?

A Psicoterapia Comportamental é um atendimento realizado pelo psicólogo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico. É uma forma de intervenção que se destaca pela objetividade e pelos resultados mensuráveis. Possui um amplo conjunto de técnicas estudadas ao longo de muitos anos.
A psicoterapia trabalhará no sentido de ajudar o paciente a compreender-se, entender porque faz, o que faz, e encontrar caminhos para fazer as coisas de modo diferente e melhor.

“Não importa o que a vida fez com você, o que importa é o que você faz com o que a vida fez com você” (Jean Paul Sartre)


Como funciona?

A psicoterapia comportamental pode ser individual, em família ou em casal. O local físico é uma clínica psicológica.
A frequência das sessões e a duração do tratamento podem variar dependendo do caso, e é acordada entre o paciente e o psicoterapeuta de acordo com as necessidades do paciente. De modo geral, as sessões são semanais, com duração de 50 minutos.
A relação entre paciente e psicoterapeuta deve ser colaborativa em um clima de confiança e segurança, que permita ao paciente expor suas dificuldades de um modo franco e livre. É importante que o paciente esteja motivado para efetuar mudanças. Vale ressaltar que, a relação entre paciente e psicoterapeuta não é uma relação de amizade, caso contrário isso deixaria de ser uma técnica científica e comprometeria a eficácia do tratamento.
Além de ouvir, analisar e interpretar o que o paciente lhe diz, o psicoterapeuta ensina estratégias de comportamento que poderão produzir mudanças na vida de seus pacientes, ajudando-os a serem capazes de efetuarem suas próprias escolhas e decisões, promovendo, deste modo, a sua autonomia e liberdade.
E o que eu falo, o meu terapeuta falará com outras pessoas?
Não. O sigilo é direito do paciente/cliente, como descrito no art. 9 no Código de Ética do Psicólogo.


Para que serve?

A psicoterapia comportamental é útil para pessoas de qualquer idade e pode ter diversos fins, mas sua maior proposta é poder melhorar a vida da pessoa em situações que a incomodam, tanto no âmbito emocional, relacional, cognitivo ou comportamental, eliminando, modificando ou aliviando os sintomas presentes. Promovendo assim a autorreflexão e o autoconhecimento.
Precisa de ajuda?
Então esta esperando o que? Agende um horário!